sábado, 29 de janeiro de 2011

Joana d'Arc, um exemplo para os políticos, segundo o Papa Bento XVI

"Queridos irmãos e irmãs,

Falo-vos hoje duma «mulher forte», que levou sem medo a luz do Evangelho às complexas vicissitudes da história: Santa Joana d’Arc. Desde a infância, mostra grande compaixão pelos pobres e atribulados no contexto duma guerra sem fim entre a França e a Inglaterra. A compaixão e o empenho dela em favor do seu povo intensificaram-se ainda mais com sua maturação mística, que teve lugar aos treze anos. Esta ligação entre experiência mística e missão política é um dos aspectos mais originais da santidade desta jovem. Tinha apenas dezanove anos quando – julgada por eclesiásticos, a quem faltava a caridade e a humildade para ver em Joana a acção de Deus – foi condenada como herética, em 1430. Vinte e cinco anos depois, sob a autoridade do Papa Calixto III, abre-se um processo de reabilitação que pôs em evidência a sua inocência e perfeita fidelidade à Igreja, sendo declarada santa pelo Papa Bento XV.

Saúdo, com afecto, a todos vós, amados peregrinos de língua portuguesa, desejando queesta peregrinação a Roma vos encha de luz e fortaleza no vosso testemunho cristão, para confessardes Jesus Cristo como único Salvador e Senhor da vossa vida: fora d'Ele, não há vida nem esperança de a ter. Com Cristo, ganha sentido a vida que Deus vos confiou. Para cada um de vós e família, a minha Bênção!"


Discurso do Papa proferido em Audiência Pública no dia 26/01/2011, na Sala Paulo VI.

2 comentários:

  1. Matheus Pires:

    Não tinha o conhecimento que Joana D'Arc foi proclamada Santa pelo Papa Bento XVI.

    Infelizmente, isso já não importa aos meios atuais de divulgação, pois não possuem nenhum interesse em divulgar as pessoas cujo lema era fazer o bem.

    Joana D'Arc... Rogai por nós!

    ResponderExcluir
  2. Amigo, ela foi proclamada santa pelo Papa Bento XV, não o XVI, em 1920.

    Abraços!

    ResponderExcluir